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quarta-feira, 1 de junho de 2011

Calibrar os pneus do carro ajuda o motorista a economizar combustível

Da Redação do G1
Todo motorista sabe que é importante calibrar os pneus. Garante mais estabilidade ao carro, vida longa ao pneu e menor consumo de combustível. Esse é um daqueles cuidados que todos sabem que devem ter: é importante para nossa e para a segurança dos outros e que ainda ajuda a economizar. Só que, às vezes, mesmo fazendo tudo certinho, não adianta nada.

Quantas vezes o motorista diz que não vai calibrar os pneus? “Raramente eu vou. Eu acho que é irresponsabilidade mesmo e falta de costume”, admite a funcionária pública Maria Cristina. “É um segundinho que a gente perde, mas vale a pena. É um cuidado necessário”, comenta uma brasiliense.

O que é pior: perder tempo ou perder dinheiro? Rodar por aí com pneu descalibrado é prejuízo na certa. “Eu sempre procuro andar com o pneu calibrado, mas nem sempre é possível”, diz um motorista.

Uma pesquisa da Universidade de Brasília (UnB) revela que, se um carro popular rodar durante três anos com uma pressão abaixo da ideal, o prejuízo pode ser de mais de R$ 4 mil. “O desgaste é maior do pneu”, aponta outro motorista.

O pneu roda, em média, 60 mil quilômetros. Se estiver descalibrado, não passa de 40 mil. “Bom saber, até porque essas coisas assim eu, pelo menos, não presto muita atenção”, comenta a gerente administrativa Leila Casseb.

E tem mais: com o pneu murcho, o motorista prejudica o meio ambiente e o bolso ao gastar 10% a mais de combustível. “Você abastece, que é o essencial, mas você acha que calibrar o pneu não é e vai embora”, diz o funcionário público Flávio Carvalho.

Também não pode encher demais. Pneu cheio sobrecarrega o amortecedor e a suspensão do carro. “Acaba complicando e estragando até nossos carros”, alerta um motorista.

A pesquisa também revelou que muitos calibradores ficam desregulados. Dos 15 aparelhos verificados, só cinco estavam funcionando bem. Segundo o estudo, não há uma lei que obrigue a manutenção dos equipamentos. “Não tem como saber. A gente coloca acreditando que está ótimo, mas na verdade é uma dúvida na nossa cabeça”, diz o engenheiro civil Paulo de Tarso.

Já que os calibradores às vezes enganam, os especialistas dão uma dica para saber se o pneu está murcho: a parte lateral fica desgastada e suja porque não deveria, mas encosta no chão quando o carro roda.

“O pneu não fica só comendo de um lado e não desgasta tanto quanto ele estando bem calibrado”, afirma o aposentado Sebastião Aniseto.

Se estiver muito cheio, dá para sentir o efeito na hora de dirigir. “Quando o pneu está com muita pressão, quando ele vai andando pela rua ele vai sentir o carro um pouco arisco, trepidando demais, mais do que o normal. Significa que o pneu encheu muito, ele está muito duro e aí não consegue amortecer as imperfeições do solo”, explica o professor da Universidade de Brasília (UnB), Alessandro Borges.

O ideal é calibrar o pneu logo que começar a rodar, quando ele ainda está frio. Com a borracha quente, é bem mais difícil acertar a quantidade de ar que deve ser colocada.

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