Pesquisa personalizada

WebNeste site

segunda-feira, 9 de maio de 2011

MOTOS USADAS - cuidados ao comprar

Alguns itens de extrema importância devem ser checados quando você adquire uma moto usada, mesmo que seja de boa procedência.

1- Óleo do cárter e Câmbio. Por não ser um item de alto custo, recomenda-se trocar o óleo de motor e câmbio. Caso a troca esteja vencida ou o mesmo perca a viscosidade necessária, poderá acarretar prejuízos bem maiores do que o custo de aquisição e troca.

2- Filtros de Ar, Óleo e Combustível.

Item extremamente importante para a durabilidade do motor. Filtros sujos ou desgastados podem permitir a entrada de terra e partículas prejudiciais, tanto
no carburador como no próprio cilindro. Por ser difícil avaliar se as trocas foram feitas corretamente, substitua-os de imediato, evitando problemas maiores.

3- Sistema de Freios.O fluido de freio com o passar do tempo estagna-se, ficando espesso e perdendo sua capacidade de frenagem. Troque-o, mas antes faça uma boa limpeza do sistema. Verifique também se existem vazamentos no cilindro e se as vedações estão bem ajustadas.

Caso o conjunto esteja muito sujo ou com vestígios de vazamento, recomendamos a troca do conjunto completo. Lembre-se: Freio não é acessório, mas sim item de extrema segurança. Aproveite também para checar pastilhas, lonas e discos.

4- Pneus e câmaras de ar.

Quem já teve um pneu furado no meio de uma trilha sabe o quanto é desagradável. Não pense em economizar nestes itens. Você poderá se arrepender logo na primeira trilha. Vale a pena também colocar uma trava no pneu traseiro. Ela contribuirá para maior durabilidade de todo conjunto, evitando que a câmara rode dentro da roda, estragando bicos e mordendo-a até sofrer cortes e rasgos irreparáveis.

5- Corrente de comando

Caso você não tenha um certo conhecimento de mecânica, este tipo de manutenção deverá ser feito por pessoal especializado. O correto ajuste da corrente de comando e seu esticador, bem como revisão em possíveis folgas de válvulas, evitarão prejuízos futuros bem maiores, além de deixá-lo à pé na trilha. Já que o motor estará aberto, aproveite também para trocar todas as juntas velhas. Não se preocupe que, apesar de serem componentes importantes num motor, elas custam muito pouco.

6- Parte Elétrica Os chicotes devem ser, tanto quanto possível, desligados. Deixe apenas os essenciais como farol dianteiro, buzina e ignição. Retire piscas, painel, sensores de descanso lateral, etc. Como nas trilhas nunca se sabe a profundidade exata das poças de lama, é bom evitarmos curtos circuitos desde já, caso contrário, você entenderá o drama dos trilheiros da foto ao lado.
Entretanto vale lembrar que; mesmo tomando todas estas precauções, ninguém está livre de eventuais quebras ou problemas na trilha, portanto leve sempre com você um jogo básico de ferramentas, a fim de efetuar um reparo de emergência quando necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário